Padre Pio não estava satisfeito com o Hospital São Francisco, por ele construído há uma década, pois o considerava completamente insuficiente para cuidar da região de San Giovanni e do número cada vez maior de doentes que vinham ao mosteiro em busca de alívio. Quando o hospital fechou em 1938, como resultado da Depressão e de um terremoto no ano anterior, decidiu construir um hospital grande e moderno próximo ao convento.
No fim de 1939, falou de seu sonho aos amigos Mário Sanvico, Guglielmo Sanguinetti e Pietro Cugino. Sanvico, de Perugia, com quarenta anos de idade, era um veterinário que também possuía uma cervejaria, a qual vendeu quando passou a residir em San Giovanni. Sanguinetti era um homem de quarenta e cinco anos, vindo de Ronta di Borgo San Lorenzo, fora de Mugello e próximo de Florença. Fora um ateu quando jovem, antes de ser persuadido pela esposa, Emília Spillman, a visitar Padre Pio, o que levou à sua transformação, tornando-se um cristão fervoroso e um devoto filho espiritual do Padre. Cugino, conhecido como “Pietruccio cego”, então com vinte e sete anos, trazia a correspondência da central dos correios para o Convento. Era o filho único de um minerador e ficara cego por motivos desconhecidos. Um dia, quando tinha doze anos, Pietro voltou para casa após brincar, dizendo que enxergava um véu vermelho por sobre todas as coisas. Padre Pio o enviou a um médico local, que não conseguiu descobrir qual era o problema, e assim o Padre tomou providências para que o garoto visitasse um especialista em Bari, o qual também não teve ideia do que havia de errado com seus olhos. Em cinco anos, Pietro se tornou completamente cego, um exemplo da carência de tratamento de saúde qualificado na região. Depois que os pais de Cugino morreram, pouco após sua cegueira definitiva, Padre Pio conseguiu, arranjar-lhe um quarto no convento e passou a tratá-lo como um filho adotivo.
Já em 1935, Padre Pio informara a Sanguinetti: “Você é o homem que virá até aqui e construirá meu hospital”. Quando o médico protestou que não podia abandonar a prática médica, Padre Pio insistiu: “O Senhor proverá”. Retornando a Mugello, Sanguinetti descobriu que ganhara uma grande quantia em dinheiro na loteria, o suficiente para comprar uma fazenda que lhe forneceria renda de aluguel, permitindo-lhe juntar-se aos amigos, os Sanvico, para adquirir um casebre em San Giovanni, ao qual chamaram de “Eis aqui minha paz”. Nos anos seguintes, Sanguinetti dividiria seu tempo entre San Giovanni e Mugello, e Sanvico entre San Giovanni e Perugia.
Livro: Padre Pio
A História Definitiva
C. Bernard Ruffin
Página 364
Nenhum comentário ainda