No decorrer da segunda Guerra Mundial,quando a Itália ainda estava sob o domínio dos Nazistas,os Aliados receberam ordens de bombardear a região do Gargano,onde fica situada a cidade de San Giovanni Rotondo.
E por várias vezes os aviões foram e voltaram às suas bases,sem bombardear os alvos determinados,pois os pilotos e toda a tripulação dos aviões,tanto americanos quanto ingleses,canadenses,australianos e poloneses,afirmavam terem visto,em meio às nuvens,a figura de um frade que lhes fazia sinal para não bombardear.Descrevia a visão como “um anjo de barba sem asas”.
Os pilotos voltavam muito impressionados com o que viam e seus superiores ficavam perplexos,sem saber se teriam sido vítimas de alucinações ou se realmente haviam tido alguma visão sobrenatural.
Finalmente,depois da libertação do sul da Península pelas tropas Aliadas,alguns aviadores que haviam passado por aquela inusitada experiência de ver um frade sobre as nuvens,detendo os bombardeios sobre aquela região que havia sido tão extraordinariamente protegida.
Encontraram a cidade San Giovanni Rotondo,onde havia um Convento Capuchinho.E neste convento,morava Padre Pio,o famoso sacerdote estigmatizado,a quem eram atribuídas curas milagrosas.Era também um local de peregrinações católicas.
Ao avistarem Padre Pio,os aviadores imediatamente reconheceram nele o frade que lhes aparecera em meio às nuvens,impedindo-os de bombardear a região.
Esses aviadores iam a San Giovanni ,em pequenos grupos de dois ou três,justamente para depois juntarem seus testemunhos e não sofrerem influências uns dos outros.Além do mais,a maioria dos aviadores era de religiões que não admitiam nem santos nem milagres.Os católicos eram minoria.
Entretanto,o testemunho mais importante foi sem dúvida de um General da Força Aérea sediada na cidade de Bari.
Certa vez,o comandante da base fez questão de dirigir pessoalmente uma determinada missão,constituída por uma esquadrilha de bombardeiros,cujo alvo seria um depósito bélico dos alemães,nas proximidades de San Giovanni.
A ordem superior era de destruir o depósito.
Seria um bombardeio de surpresa,numa grande área que certamente atingiria a igreja de Nossa Senhora das Graças,de San Giovanni,bem como o Convento dos Capuchinhos,onde morava Padre Pio.
Quando a esquadrilha de aviões já se aproximava do alvo,o comandante e os pilotos tiveram a mesma “visão” dos aviadores anteriores:por entre as nuvens,viram surgir a figura de um frade com os braços erguidos.E enquanto todos fixavam,incrédulos,ocorriam fatos verdadeiramente extraordinários com os aviões.
O mecanismo de lançamento das bombas foi acionado automaticamente,isto é,sem que ninguém tivesse tocado nos botões de comando e ao mesmo tempo em todas as aeronaves da esquadrilha.Tudo isso muito antes de sobrevoarem o alvo a ser bombardeado.
Consequentemente,as bombas foram explodir bem longe da cidade de San Giovanni ,sobre os rochedos de Gargano,poupando não só San Giovanni,como também seus habitantes.Os instrumentos de bordo ficaram avariados,também ao mesmo tempo,em todas as aeronaves.E os pilotos não conseguiam controlá-los.
Para culminar a sequência de acontecimentos extraordinários,os pilotos verificaram,estupefatos,que a esquadrilha estava voando em direção oposta ao alvo,isto é,de volta à base aérea de onde havia decolado.
O comandante procurava uma explicação para os fatos,mas a verdade era que seria impossível um defeito simultâneo nos mecanismos de lançamento de bombas de toda esquadrilha.Seria igualmente impossível um defeito simultâneo em todas as aeronaves,modificando a rota sem o comando dos pilotos.
Tudo isso seria impossível.Entretanto,tudo isso aconteceu.
Decorridos algum tempo,quando o comandante deixou o posto da base aérea de Bari,resolveu ir até o local onde teria havido o bombardeio e quando chegou a San Giovanni Rotondo,acompanhado de um séquito de altas patentes da Aeronáutica,encontrou uma pequena cidade,habitada,em sua grande maioria,por camponeses.
Informado de que o famoso “frade dos milagres” habitava o Convento Capuchinho da cidade,quis conhecê-lo pessoalmente,movido por mera curiosidade,pois era protestante.
Quando o comandante entrou no convento,foi introduzido numa sala onde havia diversos frades reunidos.
De repente,ao dar com os olhos sobre determinado frade,o comandante exclamou:”É aquele! É aquele que vi lá em cima,no meio das nuvens!”
Era Padre Pio que,tranqüilo e sorridente,aproximou-se do comandante e disse-lhe,como resposta:
“E você é aquele que queria liquidar com todos nós!”
Houve troca de sorrisos,de cumprimentos e naquele instante nasceu uma grande amizade entre o comandante e Padre Pio.
Pouco tempo depois, o homem que teria bombardeado San Giovanni Rotondo e Padre Pio converteu-se totalmente ao catolicismo.
Categories:Relatos
Nenhum comentário ainda