A vida do humilde frade estigmatizado de Pietrelcina sempre foi marcada pela dor, mas a fé, a vontade de seguir a Cristo, a preocupação com os que sofriam no corpo e no espírito jamais o abandonaram. Nos anos 40 e 50, sua fama atingiu o ponto mais alto e, num momento em que a Itália, destruída pela guerra, procurava reerguer-se e superar as dificuldades, ele passou a ser um feixe de luz e de espiritualidade.
Data desse período a construção de uma obra material extraordinária. Padre Pio preocupava-se sobretudo com os doentes que o procuravam diariamente em busca de ajuda. Por isso, em janeiro de 1932, manifestara um desejo a alguns amigos: “Quero construir um hospital para aliviar os sofrimentos dos doentes pobres, porque em cada doente que sofre está Jesus que sofre duas vezes”.
Em 1940, Padre Pio nomeou uma comissão para iniciar a construção do hospital, mas as atividades tiveram de ser interrompidas com o início da Segunda Guerra Mundial e só foram retomadas dois anos após o fim do conflito, em maio de 1947.
Alguns dizem que este foi o verdadeiro milagre de Padre Pio: fazer surgir do nada, num terreno inóspito, sem nenhum recurso, um hospital de tão grandes dimensões, que logo se tornaria um dos mais respeitados de toda Europa.
Em maio de 1956, diante de uma multidão de pessoas vindas de todo o mundo para inauguração da “Casa Sollievo della Sofferenza” [Casa para o Alívio do Sofrimento], Padre Pio pronunciou o seguinte discurso:
Senhores e irmãos em Cristo, agradeço às pessoas que, de todas as partes do mundo, cooperaram. Esta é a criatura que a Providência, com o auxílio de vocês, criou… Apresento-a a vocês. Admirem-na e abençoem-na junto comigo… Depositou-se na terra uma semente que Deus aquecerá com seus raios de amor: Uma nova milícia feita de renúncias de amor está para surgir para glorificar a Deus e confortar as almas e os corpos enfermos. Peço que não nos privem de sua ajuda, que colaborem para este apostolado do alívio do sofrimento humano. E a caridade divina que não conhece limites e é a própria luz de Deus e da vida eterna, acumulará para cada um de vocês um tesouro de graças de que Jesus se fez herdeiro na cruz…
Naquele mesmo dia, acontecia no hospital um importante simpósio sobre doenças coronárias, estando presentes eminentes cardiologistas de todo o mundo.
Nenhum comentário ainda