Neste texto, já se salientou a estima de frei Pio pela vida de oração. Fazia das preces o ar que respirava. Com base em seu exemplo, rezando sem interrupção, nasceu outra iniciativa chamada de “Grupos de oração”.
Com incentivo do frade, algumas pessoas começaram a se reunir à noite para uma piedosa hora de adoração diante do Santíssimo. Nem frei Pio podia imaginar o incremento que teria tudo isso porque, a partir desses momentos que espontaneamente eram organizados pelos chamados “filhos espirituais”, foram formando grupos nas cidades e paróquias próximas de San Giovanni Rotondo, conduzindo muitas pessoas à oração.
No pequeno manual para orientação dos grupos, lê-se: “Os participantes dos grupos de oração assumirão como objetivo especial e dominante a conversão da pessoa que vive nas trevas, mas no fundo de sua alma, sente a necessidade de luz e quer conhecer a verdadeira natureza de Deus que é amor”. Essa mística fez com que muitos aderissem aos encontros que eram realizados uma vez por mês. Tornaram-se importante iniciativa de frei Pio, preocupado não apenas em socorrer as pessoas em suas necessidades de saúde física, mas também de favorecer a saúde espiritual, particularmente no tempo em que a humanidade atravessava de guerras e desolação. “Os grupos de oração são os corações e as mãos que sustentam o mundo”, afirmava o sacerdote.
Como sementes lançadas na terra, produziram bons frutos: seus líderes se espelhavam na pessoa orante de frei Pio. Por sua vez, os “Grupos de oração” participaram dos momentos especiais da vida do frade. Em 10 de agosto de 1935, compareceram à missa de ação de graças e animaram com presença maciça a comemoração do jubileu de prata de sua ordenação sacerdotal. Acompanharam constantemente sua trajetória de vida, tanto nos momentos de alegria quanto em seus momentos de provação. Ele recomendava: Estejam se reunindo periodicamente para a oração em comum! Espalhem-se por todo o mundo! A sociedade de hoje não reza: por isso está em pedaços!”
Posteriormente, essa iniciativa recebeu a aprovação explicita da Igreja por meio dos pontífices e floresceu não só na Itália, mas em outros países da Europa. Realmente, tornou-se um meio de inflamar de amor os fracos e sacudir os indolentes! Em julho de 1950, a denominação “Grupos de Oração Padre Pio” foi oficializada. Em síntese: tanto a Casa Alívio do Sofrimento quanto os grupos de oração projetaram o carisma desse frade como homem de Deus e apóstolo certo daqueles que, na procura de saúde física e força espiritual, precisavam encontrar a restauração de suas vidas!

Nenhum comentário ainda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error: O conteúdo desse site é protegido
    Pular para o conteúdo