Categories:

O bom humor, a vontade de brincar e o estado de alegria têm um grande significado na vida espiritual. São sinal de consciência tranquila e de boas relações com o resto do mundo, bem como de inteligência e humildade.
No entanto, são, sobretudo, consequência das virtudes teologais da fé e da esperança. A fé recorda ao cristão que ele é “filho de Deus”, destinado ao “Reino celeste” e à “vida eterna” em corpo e alma. A esperança impele-o a desfrutar já, nesta vida, daquilo que terá na outra.
Quem detém semelhante “certeza”, e de vez em quando pensa nela, nunca pode ficar triste, melancólico, deprimido ou desanimado. Isso pode acontecer-lhe por alguns instantes, mas logo a seguir, mal pensa no próprio destino e nas promessas de Deus, volta a alegrar-se. “Alegres na esperança, fortes na fé”, exportava São Paulo.
Por isso, os santos sempre foram otimistas, sempre tiveram um fundo de alegria contagiante. As biografias que os descrevem como macambúzios, carrancudos e introvertidos, não são dignas de crédito. Um santo triste seria uma contradição. Só nos momentos em que medita sobre as próprias deficiências, sobre as próprias faltas, experimenta dor e amargura. A certeza, porém, do amor de Deus, que é seu “Pai”, inflama-lhe o coração e o leva de novo à alegria.
São Francisco, como refere Tomás de Celano, seu biógrafo, recomendava aos seus discípulos: “Cuidem os irmãos de nunca se mostrarem tristes e sombrios, como os hipócritas, mas alegres no Senhor, risonhos e amáveis, dentro dos limites da conveniência”.
O coração de Padre Pio transbordava de fé e esperança. Mesmo no meio dos maiores sofrimentos físicos e morais, a imensa alegria, proveniente da consciência de ser “filho de Deus, herdeiro do Reino dos céus”, nunca o abandonava. Sentia-se forte, leve, sereno e seguro. Então, quando estava com os seus confrades e amigo, a sua graça irrompia em piadas e riso, tornando- se a expressão objetiva do seu estado de alma. Ria muito, e com satisfação.

Nenhum comentário ainda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error: O conteúdo desse site é protegido
    Pular para o conteúdo