O atendimento começa logo depois da Missa, que termina por volta das seis e meia. Atende aos homens na sacristia, até as nove. O confessionário é simples: uma cadeira para o confessor e um genunflexório para os penitentes. E uma cortina. Por fim distribui a Comunhão e passa para o confessionário no Interior da Igreja, onde aguarda o bando feminino, sempre mais numeroso que o masculino.
Antes, porém, cada uma deve passar por um teste de paciência. O atendimento quase nunca é imediato, o que seria humanamente impossível diante daquela afluência estratosféricas da Itália inteira e de outros países. O período de espera varia, segundo a estação do ano, de cinco a dezoito dias — segundo Karl Wagner.
Numa sala contígua à Igreja tratatava-se uma verdadeira batalha para conseguir uma senha numerada. “Ouvem-se protestos veementes e amargas censuras — contra Winowska. Esperar na fila mais de uma semana? É coisa que não cabe na minha cabeça. Sou mãe, em casa me esperam! Preciso voltar com urgência! Por amor de Deus, será que não tem coração? Madonna mia, per pieta! Consiga-me uma ficha… Tenho aqui um donativo para o nosso pai São Francisco!
Inútil. Com uma tenacidade adamantina, o frade, que por causa de sua austera catadura ganhou o apelido de Cérbero, deixa passar a avalanche e estende à mulher em lágrimas uma folha. Logo outra lhe toma o lugar.
Frei, venho da parte do padre tal, arranje-me um cantinho para amanhã, por favor!
Sem nada responder, o frade lhe passa também uma folha. Num primeiro momento elas parecem ficar aliviadas. Mas apenas passam os olhos nas primeiras linhas, é como se recebessem sobre a cabeça um balde de água fria. Lá, de forma seca e sucinta se esclarece:
1 – Se você tem a intenção de conversar com o Padre Pio, é melhor desistir logo, pois ele está ali para confessar, não para conversar.
2 – Se pretende confessar-se, saiba que atende os homens pela manhã, até as 9 horas, e as mulheres das 9 às 11 e meia; é indispensável um bilhete nominal, que pode ser obtido na secretaria.
3 – Se não puder esperar sua vez, recorra a qualquer um dos frades para reconciliar sua alma com Deus.
4 – Para a benção de terços e outros objetos, dirija-se ao Frei da portaria.
5 – Se deseja transmitir ao padre Pio alguma notícia especial, faça-o por intermédio de outro frade.
Embora pareça durão, o coitado não pode deixar de ser como é. Frente à tamanha multidão, qualquer afrouxamento levaria a um tropel desordenado. “Passariam sobre mim – desculpa-se ele humildemente – e o Padre morreria asfixiado”.
Livro: Padre Pio
O santo do terceiro milênio
Página 162
Nenhum comentário ainda