Categories:

Escolher Deus e a sua vontade acerca de nós é o objeto de uma luta tanto mais real quanto a nossa liberdade é entravada pelas consequências do pecado original: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”, ensina Jesus ao entrar para a sua paixão. E foi para a liberdade que Cristo nos libertou”.
Além disso, na opção a fazer, Deus desconcerta-nos muitas vezes. “Os meus planos não são os vossos planos, os meus caminhos não são os vossos caminhos”, diz o Senhor.
Ainda por cima, o adversário do gênero humano nunca desarma. Procura opor-se a esta relação do homem com Deus.
Mas Deus é amor. É precisamente pelo seu amor que Ele é maior do que todas as suas criaturas. Nada poderá impedi-lo de chamar a sua criatura a uma aliança com Ele. Como o noivo do Cântico dos Cânticos que procura a sua noiva, o Senhor antecipa-se aos seus filhos.
“… ele sai, como um esposo, do seu leito, para percorrer alegremente o seu caminho como um herói. Sai de uma extremidade do céu e, no seu percurso, alcança a outra extremidade. Nada escapa ao seu calor”.
Francesco vive a experiência desta bondade infinita de Deus, da sua ternura pelas suas obras.
Em mim, que sou a sua criatura pobre e abjeta, Deus mostrou-me desde o meu nascimento que não só seria o meu único Salvador, o meu Benfeitor Supremo, mas também o Amigo dedicado, sincero e fiel, o Amor eterno e infinito, a Consolação, a Alegria, o Reconforto, todo o meu Tesouro.
Com ardor, com suspiros de amor, com gemidos indescritíveis, com palavras meigas e suaves, [ o Senhor ] chamava-me para Si, queria-me tomar todo para Si.
Francesco, maravilhado, acolhe estas marcas do Senhor e corresponde com generosidade. Todavia, Deus não Se dá a conhecer inteiramente e duma vez. Avança por pequenos passos sucessivos. Deixa-Se agarrar pela sua criatura e não lhe poupa nem a provação da noite nem as provações em geral.
A oração do jovem adolescente de Pietrelcina torna-se, então, mais ardente para sair de todas as espécies de tentações.

Livro: Orar 15 dias com Padre Pio.
Jean Dominique Dubois
Página 26

Nenhum comentário ainda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error: O conteúdo desse site é protegido
    Pular para o conteúdo