Padre Pio não desejava construir apenas um hospital como todos os outros. Queria fazer dele um centro de vida espiritual, um centro de oração.
Sua vida sempre foi regida pela oração. Ele gostava de se definir como um “frade que reza” e, de fato, não se cansava de rezar.
“Padre Pio rezava continuamente”, diz um de seus filhos espirituais. “Às vezes eu entrava em sua cela e começava a falar com ele, mas logo me dava conta de suas orações… Padre Pio queria que seus filhos espirituais rezassem sinceramente, não como se tivessem de cumprir uma obrigação, mas como um ato de amor para com os outros e consigo mesmos. Uma oração por todos os que sofrem, que desejam amar os outros e não conseguem exprimir-se. Uma oração que brota do coração e de um anseio de esperança, de afeto.”
A oração era para ele “a melhor arma” para vencer o inimigo. Padre Pio tinha certeza de que os efeitos dessa “arma” seriam mais visíveis e que a oração conseguiria chegar a Deus de forma mais pura se fosse feita em conjunto, se muitas pessoas rezassem ao mesmo tempo.
A inciativa de promover os grupos de oração atendia ao apelo de Pio XII que, em março de 1952, fez um convite à oração em comum e à vida cristã de piedade em grupo, vivida em comunhão de espírito e de ação com amigos e conhecidos: “A Igreja tem urgente necessidade de fiéis e grupos fiéis, de qualquer condição, que livres da escravidão do respeito humano, conformem toda sua vida aos mandamentos de Deus e às leis de Cristo”.
Os fiéis atenderam ao apelo de Padre Pio e passaram a organizar esses grupos, que hoje já chegam a dois mil em todo o mundo. Os grupos de oração de Padre Pio normalmente se reúnem uma vez por mês –
de preferência no dia 23, dia da morte do Padre –, com a finalidade de rezar em conjunto, em memória do frade de Pietrelcina, contribuindo assim para a difusão de seu nome e de sua espiritualidade.

Pequeno Manual para Grupos de Oração.
Condições
Para fazer realizar à nossa volta a vida cristã, é indispensável trabalhar de maneira a expandir a luz de Cristo sobre os que não a conhecem ou teimam em ignorá-la. Mas a verdadeira luz só penetra nos espíritos se os corações se erguem para Deus pela oração.
1. Os grupos de oração são formados por fiéis que ouviram os apelos repetidos de Pio XII a favor da oração comum e decidiram reunir-se fraternalmente entre si, pelo menos uma vez por mês, sob a assistência de um padre, com o único compromisso de rezar e convidar parentes e conhecidos à oração.
2. Como a obediência é dever de todo cristão, o grupo de oração só será formado com a autorização do bispo da diocese.
3. Para iniciar os corações e as vontades a se voltarem livremente para Deus, os grupos de oração servem sobretudo como exemplo da oração solene por ocasião de um ofício ou de uma festa, o exemplo de uma oração coletiva que dirige, suscita e enriquece a palavra eventual de um padre.
4. Todo grupo de oração deve suscitar em seus membros um meio poderoso que inflamará de amor os que são fracos e sacudirá os indolentes.
5. Graças a essa oração feita em comum, os irmãos dos grupos de oração realizarão os sacrifícios necessários, com coragem para vencer todo o temor humano, na ocasião de estender a mão a um irmão que desfalece. Será mais fácil, assim, renunciar a qualquer comodidade, a algumas horas de repouso ou de prazer e a muitas coisas supérfluas, capazes de impedir o vôo da alma para Deus.
6. Os participantes dos grupos de oração assumirão como objetivo especial e dominante a conversão da pessoa que vive nas trevas, mas no fundo de sua alma, sente a necessidade de luz e que quer conhecer a verdadeira natureza de Deus, que é amor.

Um comentário

  1. Padre Pio foi um guerreiro sempre buscando salvar almas levando ao caminho do bem, seus milagres eram impressionantes, tinha suas filhas espirituais não se perdesse no caminho para o mal, seus milagres eram inúmeros que atingia milhares de pessoas no mundo não somente na Europa.
    Tenho uma grande devoção por Padre Pio me sinto sua filha espiritual.
    Os milagres fazem nos acreditar mais na Fé

    ………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo desse site é protegido
Pular para o conteúdo