A Santa Missa – “ O Céu na Terra”, nas palavras de João Paulo II – constituía assim o grande vulcão da vida interior de Padre Pio.

A Virgem o conduzia inexoravelmente a Jesus, chegando a acompanhá-lo ao pé do altar quando celebrava a Santa Missa, segundo Irmã Consolata.

Na Missa do Padre Pio vi Jesus … Ele estava ali em pessoa, para distribuir a Comunhão. Encantava-me contemplar o Padre Pio dando a Comunhão, pois seu rosto se transfigurava numa incrível beleza, compartilhou o Padre Pierino Galeone.

O Padre Vicente de Casacalenda confirma a surpreendente transformação: Depois da elevação e da consagração, muitos dos presentes, terminavam por comentar entre si: “Ora, parece o próprio Jesus!” E continuavam todos atentos e mergulhados na contemplação de algo que não viam, mas cuja existência percebiam.

O Padre Pio não concebia a vida sem a Eucaristia. Quando alguém lhe confessava sua distração durante a Santa Missa, ele não vacilava em repreender a pessoa:

“ Mas, meu filho, isso aconteceu a você porque você não sabe o que é a Missa! A Missa é Cristo no Calvário, com Maria e João aos pés da cruz, e os anjos em permanente adoração… Choremos de amor e adoração nessa contemplação!

O Padre Pio passava dias inteiros, e até mais de um mês, sem alimentar-se senão com as espécies eucarísticas.

O Padre Tarcisio de Cervinara, amigo íntimo de Padre Pio revela:

– Na Santa Missa, o senhor morre também com Jesus?

– Misticamente sim! Na sagrada Comunhão!

– O que lhe produz a morte?

– A intensidade da dor e do amor; as duas coisas juntas, mas principalmente o amor.

– Em que horas do dia é mais intenso o seu sofrimento?

– Isso é claríssimo: durante a celebração da Santa Missa!

– Quanta glória o senhor crê que dá a Deus na Santa Missa?

– Uma glória infinita!

– Como temos de ouvir a Santa Missa?

– Como a ouviram no Calvário a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres; do mesmo modo, se possível, que o fez o apóstolo São João…

– Que frutos recebemos ao ouvir a Santa Missa?

– Ah! Isso não se pode calcular! De acordo com a sua devoção! No Paraíso você o saberá!

O Padre Jesuíta Domingo Mondrone explicava assim o verdadeiro significado da Missa para o Padre Pio: Jesus estava nele e com ele, vivo e sofredor, presente e operante, para dar-lhe forças e fecundidade de bem. O Padre Pio, heroico no sofrimento, incansável no trabalho, esteve elevadíssimo na união com Deus. Eu o situaria entre os maiores místicos de nossos dias. Modelo excepcional de devoção ao Mistério eucarístico e à Paixão, consegue que sua Missa seja o centro de atração das almas que vêm a San Giovanni Rotondo.

O Padre Pio, pescador de almas…

Nenhum comentário ainda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error: O conteúdo desse site é protegido
    Pular para o conteúdo